R. Nilto Antenor de Souza, 254
Serraira, São José- SC, 88115-544
(48) 3372-3828 vendas@7click.com.br
suporte@7click.com.br

O que é cPanel e como funciona?

O que é cPanel e como funciona?

Introdução

Sabe quando você tem um projeto online em mãos, mas não sabe exatamente como vai gerenciá-lo no seu dia a dia? Ou quando você contrata um novo serviço e precisa se familiarizar com ferramentas que você ainda desconhece, mas que vão facilitar a sua vida?

Essas e outras questões costumam aparecer quando você precisa ser um pouco mais técnico nas suas tarefas, seja você estudante ou já atuante no mercado de trabalho. E o cPanel, um conhecido painel para hospedagem de sites, entra exatamente nesse contexto.

Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre o cPanel, como funciona, suas vantagens e outras opções de painéis para usar como plataforma de hospedagem de site. Serve como um guia para você ficar por dentro dos recursos que pode utilizar para conquistar seu espaço na internet de vez.

Índice

O que você precisa

Antes de começar este guia, você precisa do seguinte:

  • Uma nova conta de Hospedagem. Aqui na Seven Click, você pode criar uma nova conta de Hospedagem e descobrir os detalhes do servidor de Hospedagem na área do cliente ou clicando aqui

 

O que é um painel de hospedagem?

Imagine a seguinte situação: você decidiu criar um site e está pronto para propagar seus conteúdos pela internet. Como exemplo aleatório, você optou pela plataforma WordPress, a mais usada no mundo para publicar informações na rede.

Com o WordPress, você tem a total liberdade de gerenciar e administrar os recursos que um site pode oferecer. Textos, imagens, vídeos e animações, todos usados em alguma parte do seu site para compor um design chamativo e disponibilizar conteúdos relevantes e completos para seus visitantes.

Um painel de hospedagem funciona de forma bastante parecida. Mas em vez de usar ferramentas para criar um site ou disponibilizar conteúdos na internet, você gerencia e administra os recursos oferecidos pelo serviço de hospedagem de site que você contratou.

No controle de um painel de hospedagem você pode salvar e alterar configurações, instalar e remover aplicativos, gerenciar qualquer tipo de arquivo e de qualquer tamanho, verificar seus limites de banda, configurar e enviar e-mails, entre outras funcionalidades.

Em outras palavras, você se torna o rei dos dados que circulam pelo site e tem liberdade de gerenciá-los e atribuir suas características da forma como quiser. Você literalmente se torna o administrador de tudo o que acontece com a sua página, tirando proveito do serviço do jeito que achar mais adequado ao seu negócio.

 

O que é um painel de hospedagem cPanel?

Chegou a hora de focar nosso aprendizado e conhecimento sobre o cPanel. Para começo de conversa, ele é simplesmente o painel de controle dedicado a serviços de hospedagem de sites mais popular e usado no mundo.

Algumas das características que fizeram o cPanel conquistar esse status foi a sua facilidade de uso. Mas não apenas isso: sua natureza intuitiva no gerenciamento de qualquer atividade relacionada ao serviço de hospedagem de um site também é um dos pontos mais fortes do sistema.

Além disso, um dos grandes diferenciais do cPanel é que ele vai direto ao ponto. Tudo o que o usuário pode mexer, configurar e interagir está disponível logo na primeira página da interface de entrada. A partir dali, ícones objetivos dão acesso a qualquer atividade ou função que se quer acessar.

E, para quem tem alguma espécie de bloqueio com programação, aqui vai uma dica: o cPanel dispensa qualquer tipo de conhecimento na área para poder operá-lo. O usuário simplesmente precisa saber a definição de cada uma das suas abas de acesso para mexer nas funções do painel a toda capacidade.

 

Gerenciamento de domínios e de e-mails

Qualquer que seja o serviço de hospedagem de site contratado, essa é uma das funções mais cruciais que o usuário acessa. As ferramentas aqui são bem completas e permitem você configurar domínios e e-mails da forma que mais se encaixa com seu negócio.

É pelo painel de controle que o usuário consegue atrelar um domínio a uma hospedagem, sendo possível configurá-lo, adicionar outros domínios opcionais e realizar apontamentos em caso de necessidade.

Também é possível criar e cadastrar e-mails de contatos. O usuário pode personalizar esses e-mails, deixando-os com um aspecto bem mais profissional e que remeta diretamente ao conteúdo do seu site.

Quer um exemplo? Digamos que você tenha um domínio do tipo minhapagina.com.br. Os e-mails que você criar a partir deste domínio pertencerão a ele e serão identificados na forma meunome@minhapagina.com.br.

O usuário ainda terá liberdade de escolher a quantidade de espaço para cada conta de e-mail criada, além de criar e gerenciar senhas para cada uma delas. Se preferir, um webmail, uma versão do mesmo e-mail para navegadores, também está disponível para uso.

 

Gerenciamento de arquivos

Que tal navegar livremente pelos diretórios da sua hospedagem de sites e otimizar o acesso ao conteúdo e as funcionalidades do serviço que você contratou com apenas alguns cliques? Essa é exatamente a função do gerenciamento de arquivos pelo cPanel.

Com ele, o usuário pode criar novas pastas, novos arquivos e até fazer transferências de arquivos entre diretórios já existentes. Essas ações acontecem dentro do próprio gerenciador da hospedagem de sites por uma interface gráfica dinâmica, acessível e intuitiva.

Um diferencial do gerenciador de arquivos e diretórios de uma hospedagem de sites é que o seu visual e a forma como ele funciona é parecido com um gerenciador de arquivos e diretórios de um sistema operacional. Como o Windows, por exemplo.

Então, quem já está familiarizado com a mecânica e dinâmica de funcionamento de um sistema operacional, não terá muitos problemas para entender o que está acontecendo na tela. Basta apenas se acostumar com alguns ícones e palavras novas, mas nada fora desse escopo.

E lá vai uma dica: se quiser potencializar o desempenho e a administração dos diretórios e dos arquivos, experimente integrar um serviço FTP ao seu cPanel. É certo que você terá maior eficiência para transferir arquivos e diretórios, além de adicionar uma cama extra de segurança aos dados da sua hospedagem de sites.

 

Compatibilidade com aplicativos

Aplicativos já deixaram de ser novidade no mercado. Eles estão em praticamente todos os dispositivos eletrônicos conectados à internet. E é claro que um painel de controle cPanel, pensado justamente para expandir as possibilidades do usuário na rede, não iria ficar fora dessa.

O cPanel permite a instalação de vários tipos de aplicativos. Precisa de um novo CMS? Ele tem. Quer mudar a estrutura de configuração do seu site com um novo criador? Você pode fazer isso. Quer abrir uma loja virtual e começar a ganhar dinheiro na internet? Alguns cliques separam você dessa jornada.

No cPanel, é com o instalador Softaculous que você pode incorporar aplicativos com funções diversas ao seu painel de hospedagem de sites. Confira abaixo uma síntese de algumas categorias e seus respectivos aplicativos disponíveis para usar.

  • CMS:WordPress, Joomla e Drupal;
  • Blogs:WordPress e Open Blog;
  • Forums:phpBB e Simple Machines Forum;
  • Galerias de Imagens:Piwigo e Gallery;
  • Social Networking:Open Source Social Network e Owall;
  • Games:Multiplayer Checkers;
  • Calendários:WebCalendar e Booked;
  • Suporte ao Clientes:Hesk e OsTicket;
  • E-Commerce:Abentecart, PrestaShop e Magento.

Como você pode ver, esses aplicativos já vem pré-instalados e otimizados para o cPanel, algo que facilita e agiliza o trabalho de gerenciamento e administração dos recursos e funcionalidades do painel de hospedagem.

Fora isso, ainda é possível instalar aplicativos externos, que não estão listados nos menus do cPanel. Só que aqui, o trabalho é bem mais manual, exigindo que você também confira se tanto o painel de controle quanto a sua hospedagem de sites suportam os aplicativos que você pretende testar.

 

Estatísticas da hospedagem e do seu site

Que tal conhecer estatísticas sobre o seu plano de hospedagem de sites? O cPanel permite que os usuários da plataforma tenham acesso a esses dados em tempo real. E tudo está disponível para visualização em poucos cliques.

Alguns dos dados que podem ser checados são a largura de banda, o uso da CPU, a quantidade de memória física, as contas de e-mail disponíveis, o espaço em disco, a quantidade de arquivos no servidor e as transferências de dados por período.

Saber o que significa cada uma dessas opções dá uma ótima noção de como está o andamento de uso de dados do seu plano de hospedagem. Assim, quando estiver próximo do limite contratado, você pode se adiantar e realizar um upgrade no seu pacote.

Sabia que o cPanel também é capaz de mostrar como anda o desempenho do seu site na internet? Com ele, você pode ver o número de visitantes, de onde eles vêm, as páginas mais acessadas por eles e outros dados que influenciam no conteúdo da sua página.

Analisar essas informações pode ajudar você a criar estratégias de produção de novos conteúdos e direcionar os impulsionamentos que mais fazem sentido com o seu negócio. Como você passa a ter uma ideia de quais conteúdos tiveram melhor desempenho, fica bem mais seguro tomar essas decisões.

É claro, que se você quer dados mais completos e todo um histórico de desempenho do crescimento do seu site, o Google Analytics é a ferramenta mais completa disponível na internet. Ela é gratuita e fácil de ser instalada.

 

Gerenciamento de banco de dados

Num painel de hospedagem cPanel também é possível criar e gerenciar o banco de dados do seu projeto online. Através de uma interface gráfica intuitiva, o usuário pode controlar e administrar seu banco de dados por meio de um navegador.

O programa PHPMyAdmin é um dos mais usados, e ele está já está automaticamente disponível para instalação diretamente no painel de controle. Você faz a configuração do aplicativo pelo próprio painel, contando também com guias de ajuda em caso de dúvidas do que fazer.

Também é possível acessar o banco de dados a partir do seu próprio computador. Neste caso, o acesso será feito por programas como o MySQL Front e o MySQL Workbench. E como o acesso ao banco de dados será externo, pode ser preciso autorizar o acesso a ele pelo próprio painel de controle da hospedagem de sites.

 

Recursos avançados

Além das ferramentas básicas de operação, o usuário ainda têm a opção de usar recursos avançados que permitem tirar ainda mais proveito do painel de hospedagem de sites, deixando a experiência mais completa e profissional.

Alguns dos recursos avançados disponíveis no cPanel são:

  • Acesso via SSH: um protocolo que permite acessar virtualmente o servidor do serviço de hospedagem como se o usuário estivesse em um terminal;
  • Instalar SSL: um certificado de segurança que garante que os dados de acesso e de cadastro dos usuários no seu site estejam protegidos;
  • Configurações de PHP e MySQL: acesso, configuração e gerenciamento de linguagens de programação para construção e administração de bancos de dados;
  • Backups de arquivos: definir datas e horários para criar cópias inteiras de arquivos, diretórios e bancos de dados para nunca haver perda de conteúdos.

 

Vantagens ao usar um painel de hospedagem cPanel

Viu quantos recursos o cPanel oferece? Não é à toa que praticamente as empresas de hospedagem de sites fornecem, como padrão, esse painel de controle para seus clientes gerenciarem e administrarem o serviço contratado.

Mas ainda existem outras vantagens no cPanel. Abaixo estão alguns motivos extras para considerar a adoção do painel nas suas atividades de hospedagem de sites, seja você um produtor de conteúdo, um programador ou um especialista em TI.

1- Acessibilidade de uso

Não tem jeito: o cPanel é mesmo um dos painéis de hospedagem de sites que mais se encaixa com usuários com diferentes níveis de experiência.

Seja um iniciante que está começando a mexer no sistema, ou alguém com habilidades já avançadas, o cPanel nunca deixa de ser intuitivo e de ter uma curva de aprendizagem acessível para qualquer perfil.

A grande responsável por comandar essa característica do sistema é a sua interface gráfica. Todas as opções de configuração e funcionalidades estão distribuídos por ícones logo na tela inicial, assim que o usuário faz o login.

A partir dali, ele ainda pode acessar tutoriais e instruções de como instalar e gerenciar os recursos disponíveis.

2- Compatibilidade com sistemas operacionais

Usuários de computador e de internet costumam ter algum programa, navegador ou sistema operacional de preferência para estudar, trabalhar ou simplesmente fazer pesquisas online.

Com painéis de hospedagem acontece algo semelhante. Só que, como você já deve ter percebido, o cPanel é um dos painéis de hospedagem mais versáteis do mercado.

Ele é compatível com todos os sistemas operacionais disponíveis para desktops, como Windows e Linux, além também de sistemas operacionais móveis, como Android e iOS.

É claro que a experiência de uso entre estes sistemas pode ser um pouco diferente, pois podem haver níveis diferenciados de otimizações de recursos para cada um.

Ainda assim, pelo menos o usuário não precisa ficar escolhendo qual sistema operacional usar ou deixar de usar porque um painel simplesmente não é compatível com ele.

3- Portabilidade e migração

Está insatisfeito com a qualidade da sua empresa de hospedagem atual e está preocupado de que pode perder as configurações do seu painel de controle caso resolva mudar?

Você pode ficar tranquilo. O cPanel é extremamente portátil e permite o intercâmbio de dados e de informações para uma outra fornecedora de serviços de hospedagem sem qualquer problema.

Isso é o que se chama de migração de contas. Na Hostinger, você só precisa preencher um formulário de migração e aguardar o retorno do suporte da empresa para ativar e completar o processo de transição. É simples e seguro.

4- Base instalada de usuários

O cPanel é o painel de hospedagem mais popular do mundo, reunindo a maior base instalada de usuários entre todos os painéis. Mas por que isso é importante saber ou mesmo pode ser considerado como uma vantagem?

Quanto mais usuários uma plataforma têm, maiores são as suas chances de encontrar soluções para possíveis problemas e respostas para todas as suas dúvidas como usuário. E, para o cPanel, existem diversos blogs, fóruns e comunidades inteiramente dedicadas a ele na internet.

5- Disponibilidade em 37 idiomas

Já pensou ter que trabalhar em um projeto usando um software que está num idioma que você não domina? Ainda que, na atualidade, seja um diferencial importante conhecer uma língua estrangeira, você não é obrigado a saber mais do que a sua própria língua nativa para se comunicar.

Assim, uma outra vantagem do cPanel é que ele está disponível em 37 idiomas. E o português brasileiro é um deles. Portanto, as principais opções e funções disponíveis no painel de controle estarão no nosso idioma, amenizando contratempos.

Mas lembre-se: se puder, comece a pensar em aprender uma língua estrangeira. Inclusive, algumas das melhores dicas e ajudas que você consegue na internet estão em inglês. Então, seria uma ótima maneira de abraçar a oportunidade e tirar o máximo de proveito do cPanel.

 

Para qual tipo de usuário o cPanel é indicado?

Usar uma plataforma de hospedagem de sites não é como criar uma simples conta de e-mail. Como as opções de recursos são mais amplas e complexas, é recomendado algum conhecimento prévio de algumas das suas funções para aproveitar o que está disponível.

Por isso, o cPanel é realmente mais indicado para quem já tem experiência intermediária ou avançada com painéis deste tipo. A própria forma como ele funciona, suas funções e características de configuração exigem que o usuário saiba no que está mexendo e qual o resultado essa ação terá .

Mas se você é um usuário iniciante, ou que pretende iniciar sua jornada de sucesso na internet com uma hospedagem de sites, já adiantamos que não há necessidade para se desesperar. É totalmente possível aprender a gerenciar e administrar os recursos do seu plano com o cPanel.

Ainda que tenha dificuldades, é na experiência de uso no dia a dia que você se familiariza com as opções disponíveis, aprendendo para quê cada uma serve e como configurá-las corretamente. E, se precisar, você sempre pode contatar a sua empresa de hospedagem de sites para buscar ajuda e tirar dúvidas.

 

Conclusão

Não tem erro: se você busca praticidade e acessibilidade na execução de tarefas rotineiras de um serviço de hospedagem de sites, o cPanel é um dos painéis mais indicados para você usar.

Ele é um grande aliado no gerenciamento de recursos do serviço, oferecendo funcionalidade bem completas, acessíveis a vários perfis de usuários e vantagens na experiência de uso muitos outros painéis simplesmente não têm.

Está esperando o quê para começar seu projeto online hoje mesmo ou se tornar um revendedor de hospedagem de sites? Seja qual for a sua escolha, adote o cPanel. E, se precisa de ajuda, estamos aqui para dar solucionar qualquer contratempo que tiver!


Desenvolvedor web e um dos fundadores do Seven Click. Entusiasta do WordPress e apaixonado por tecnologia em geral. Acredita que a internet está ajudando a tornar o mundo um lugar melhor de se viver. =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *